Curso: Sabedoria da antigüidade para o presente

Descobrindo a sabedoria através de grandes textos da antiguidade

O desenvolvimento científico e cultural contemporâneo não foi capaz de  esgotar os significados mais profundos dos ensinamentos da antiguidade. Os antigos mestres e sábios alcançaram um conhecimento intuitivo sobre o ser humano e sobre o mundo que ainda nos surpreende e nos maravilha. Estes conhecimentos são parte do tesouro universal de sabedoria e ainda podem ser de grande valor ao ser humano contemporâneo que busca o significado mais profundo de sua existência e não o encontra no modo de vida do século XXI.

Através da leitura de textos antigos, com seus símbolos, alegorias e seus significados não aparentes, pode-se encontrar estes antigos ensinamentos que apontam a significados atemporais que falam diretamente ao Ser Humano. Dentre os textos selecionados para serem lidos estão trechos do Antigo e do Novo Testamento da Bíblia, capítulos do texto chinês do Tao te Ching, além de leituras complementares.

Objetivo

Neste curso, pretendemos apresentar uma leitura contemporânea dos antigos textos como forma de acesso ao significado de alguns destes ensinamentos da antiguidade; também se buscará entender como estes significados podem ser utilizados como instrumentos para o nosso auto-conhecimento e para uma melhor compreensão do mundo em que vivemos.

Temas de cada encontro:

  1. Nossa jornada na Terra: Os símbolos da Árvore da Vida e da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, do Gênesis, como indicação da consciência de si e da liberdade humana e seu preço.
  2. O Ser Humano Integral: As diferentes concepções das grandes tradições antigas sobre a estrutura da natureza humana em seus vários aspectos oferecem distintos instrumentos diferentes para a auto-compreensão pelo ser humano. Neste tema, serão abordadas as formas como é compreendida pelos escritores do Antigo e Novo Testamento propondo-se paralelos e contrastes com a Grécia e o Extremo Oriente.
  3. A unidade de todas as coisas: Como a sabedoria de Moisés, o Logos de João, o Tao te Ching de Lao Tzu, dentre outros, entendem a relação do Homem com o Todo.

Método: Cada encontro se organiza em um período de exposição e leitura comentada dos textos, seguidas de período de diálogo e interação com os alunos para exploração dos temas.

Duração: 03 encontros de 02 horas cada.

Dias: quintas-feiras, das 19:30 às 21:30hs

Datas: 26/08, 02/09 e 09/09 de 2010

Local: Rua José Maria Lisboa, 1326, Jardins – São Paulo (Evoé Sala de Estar)

Valor: R$ 180,00

INSCREVA-SE CLICANDO AQUI!

Mapa do local:

Aumentar o Mapa

Uma ideia sobre “Curso: Sabedoria da antigüidade para o presente”

Participe com seu comentário

individualidade, liberdade, contingência